quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um quarteirão de discussão social

- Mãe, ainda bem que não existe cadeia pra criança, né?  Porque não é certo prender criança.

- Na verdade existe a Febem, Bruno.  É uma prisão para crianças que cometem crimes.

- O quê??? Existe prisão pra criança??? Eles ficam na cela?

- Isso eu não sei dizer muito bem... a Febem foi criada para ajudar a educar as crianças...

- Ah bom!!!

- ... mas na realidade acontece, sim, de os policiais judiarem das crianças e as crianças sofrerem.

- O quê??? Mas eles não sabem que se eles maltratam as crianças, elas vão querer fazer isso com os outros também? Quem melhor educa as crianças são os pais.

- É que existem crianças que não tem pais, ou que os pais também são criminosos ou violentos.  É complicado.  Todos sabem que existem problemas mas são problemas difíceis de resolver porque também existe muita gente envolvida que não pensa no bem.

- Ai... tudo seria tão mais mais fácil se todo mundo pensasse no bem...  Acho que é por isso que o Brasil não tem boa fama no mundo.  Acho que eu não quero mais morar no Brasil.

. . .

Em conversa de uma volta no quarteirão, uma criança percebe que tudo seria mais fácil se todos pensassem no bem.  E se sente impotente diante da imensidão do problema e pensa em sair do país.  Incrível como viramos adultos e nosso pensamento continua parado no mesmo ponto.

Com o Bruno, claro que a conversa continuou, porque quero que ele se sinta capaz de mudar o mundo, sim.  Disse-lhe que ao invés de fugir, prefiro pensar no que "nós" podemos fazer de bem.  Mesmo que tenha saído pelo outro ouvido, sei que teremos outras conversas boas assim...

Nenhum comentário: