sexta-feira, 30 de abril de 2010

O aluno ensina

Ontem o Bruno estava a mil com sua produção filosófica, então aqui vai outro post no mesmo dia:

Estou fazendo pós graduação em Educação, um curso que se chama "As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral".  Para mim é tudo novidade, pois não tenho formação em Educação.  Estava estudando os textos do primeiro módulo e vi que tradicionalmente se pensa que o professor ensina e o aluno aprende.  Há também os que defendem que o aluno aprende e que o professor não deve interferir.  Mas sob os conceitos do construtivismo, a educação se dá numa via de duas mãos, o professor ensina e o aluno aprende, mas também o professor aprende e o aluno ensina.  E só quando o professor aprender do aluno é que ele será capaz de ensinar plenamente.

Deixei o texto de lado e fui lá ser mãe:

- Bruno, é bom fazer a lição de casa.

E ouço:  Grrrrrr... Plaf, Pum, Grrrrrrrrr, eu não quero! Pof, catapof, Grrrrr!

- Ô mãe!! Eu ainda estou nervoso.  Você precisa me acalmar!  Quando eu não consigo me acalmar sozinho você me ajuda, é assim que funciona!!

- Olha Bruno, você precisa aprender a controlar sozinho a sua raiva e blá blá blá blá... - até que num dado momento ele estava no meu colo - blá blá blá... Está calmo agora?  Vamos fazer lição?

- Vamos!

Terminado, ele estava orgulhoso por ter resolvido o desafio e eu pude continuar meus estudos.   Ele estava tão contente que foi guardar a pasta cantarolando:

- Eu adooro a minha escoooola!  Lá eu aprendo um montãaaao e a professora ensiiiiiinaaaaa e apreeendeee!

(!!!!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pelo comentario la no meu blog, querida.
Adoro seus posts, fico imaginando como seria uma conversa entre nossos pimpolhos, rs.
Bjinhos e feliz dia das mães pra vc também!!
Carla